Tenho 58 anos. Há uns 15 anos atrás comecei a ter maior sensibilidade ao frio. Ela foi aumentando gradativamente. Hoje está bem forte e se localiza mais nas pernas e pés. É um frio muito intenso e ocorre mesmo no verão, fazendo com que eu tenha que estar sempre muito agasalhada. Depois que fico submetida a temperaturas mais baixas, o frio como que entra em mim e mesmo que me agasalhe, ele não sai. Ultimamente, descobri que massageando a pele com álcool consigo reduzir esse efeito (ou seja, tirar aquela friagem que não queria sair de dentro), porém, a sensibilidade ao frio continua. Vou listar abaixo algumas das ações que tomei a respeito:
1) Consultei com endocrinologista, que pesquisou a tireóide e encontrou nódulos, porém os exames mostraram que a produção de hormônios continua normal;
2) Consultei com angiologista, que constatou que a circulação está boa;
3) Consultei com clínico geral, que pesquisou a supra renal e não encontrou alteração. O metabolismo parece que está normal, pois quando me agasalho mais, mesmo estando com sensação de frio, fico suando bastante (o que é um desconforto bastante grande);
4) Fiz tratamento com medicina Ayurvédica por uns dois anos;
5) Fiz tratamento com Reiki, por uns 4 anos;
6) Há uns 10 anos atrás, fiz uns 2 anos de terapia com um parapsicólogo, sem apresentar melhora;
7) Há 1 ano faço terapia com psicólogo;
8) Há 6 meses iniciei um tratamento de reposição hormonal (modulação hormonal);
9) Fiz "limpeza de aura" com uma paranormal, durante uns 4 anos, sem nenhuma alteração na sensibilidade ao frio.
Gostaria de saber se vocês conhecem algum caso parecido e se há solução para o mesmo.
Pesquisando na internet sobre sensibilidade ao frio, encontrei seu comentario. Tenho tido o mesmo problema e isso comecou apos o nasciemnto da minha filha ha 3 anos, o qeu ma faz suspeitar que seja um desequilibrio hormonal, mas meu exame de sangue pra hipotireoidismo nao deu nada. Amanha vou ao medico pra ver sobre disturbios da hipofise, mas tbm acho que nao vai dar nada, porque dentre os varios sintomas somente esse do frio eu apresento. Tbm tentei varios trataemtnos como acunpuntura, mas ate agora nada. Pesquisando na internet vi que descobriram uma proteina que pode ajudar aos friorentos: a TRPM8. Mas ainda nao foi desenvolvido nenhum medicamento. Eu tenho comido gengibre puro, que aquece muito o corpo e tbm canela. Se vc tiver algum progresso em reveter o seu quadro me avise.
Eu tb morro de frio, sempre! Mas o meu vai embora se me agasalho bastante. Vivo carregando um casaquinho... se souber de alguma solução, pode deixar que avisarei a vcs.
Publicações: 61 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado:: 04 May 2008
Tb tenho muito frio nas mãos, pés e rosto. Parece que meu nariz vai cair. Os médicos não tem muita idéia do que seja. Até fazendo exercício aeróbico, tenho frio. Se alguém descobrir...